
 

Rua do Norte, 115 
1200-285 Lisboa 

 

 

 

Lisboa, 5 de Abril de 2022 

 

Exma. Senhora Directora do Departamento de Análise de Media da Entidade Reguladora para 

a Comunicação Social, 

Dra. Tânia de Morais Soares: 

 

Recebi no dia 25 de Março p.p., o ofício nº SAI-ERC/2022/2851, datado a 18 de Março p.p., mas 

com registo de 22 de Março p.p., indicando ter dado “entrada na Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social (doravante, ERC) no dia 14 de fevereiro, uma queixa da Sociedade 

Portuguesa de Pneumologia (doravante, SPP) contra a publicação Página Um por violação do 

rigor informativo e do direito à honra e ao bom nome” por causa de três artigos da minha 

autoria. 

Descontando o evidente lapso na data da recepção da queixa da SPP, que terá sido, 

previsivelmente o dia 14 de Março, ademais atendendo à data do registo da carta da citada 

associação privada de médicos (11 de Março), tenho a declarar, atendível ao disposto no nº 2 

do artigo 56º dos Estatutos da ERC, o seguinte: 

 

I 

Relembro que a ERC tem como atribuições, conforme o artigo 8º dos seus Estatutos, assegurar 

o livre exercício do direito à informação e à liberdade de imprensa; zelar pela independência das 

entidades que prosseguem actividades de comunicação social perante os poderes político e 

económico; garantir a efectiva expressão e o confronto das diversas correntes de opinião, em 

respeito pelo princípio do pluralismo e pela linha editorial de cada órgão de comunicação social; 

e também garantir o respeito pelos direitos, liberdades e garantias. 

 



II 

Nesta linha, e sobretudo sobre a garantia do respeito pelos direitos, liberdades e garantias, 

tenha a ERC em mente, e V. Exa. em particular, que conforme expresso nos artigos 37º e 38º da 

Constituição Portuguesa que o exercício da liberdade de expressão e informação “não pode ser 

impedido ou limitado por qualquer forma de censura”, e que sobretudo a liberdade de imprensa 

implica “a liberdade de expressão e criação dos jornalistas e colaboradores, bem como a 

intervenção dos primeiros na orientação editorial dos respetivos órgãos de comunicação social”. 

 

III 

Independentemente da Constituição e demais legislação conceder à ERC o dever de assegurar 

que os meios de comunicação social tenham “respeito pelos direitos, liberdades e garantias 

pessoais”, V. Exa. invoca que os artigos referidos publicados no PÁGINA UM podem 

“eventualmente, colocar em causa do dever de rigor informativo (…), bem como o direito ao 

bom nome e reputação da Queixosa”, que é uma associação privada. 

 

IV 

Parece-me temerário defender que o bom nome e reputação da Queixosa, leia-se SPP, possa ser 

invocada através do nº 1 do artigo 26º da Constituição da República, e não pelos actos dos seus 

associados em determinado tempo. 

 

V 

Parece-me também temerário que se defenda que a ERC, dentro das suas atribuições, e no 

contexto de uma queixa, sem mais, possa dirimir se os artigos da minha autoria são susceptíveis 

de ofender qualquer direito ao bom nome e reputação da Queixosa.  

 

VI 

A SPP teria noutros palcos, como os tribunais, o espaço ideal para provar que os meus artigos 

afectaram o seu suposto bom nome e reputação, e mesmo que se tal fosse provado, não 



significaria que o jornalista e o órgão de comunicação social que espoletara esse 

desmerecimento público tivesse cometido qualquer ilegalidade ou crime.  

 

VII 

Na verdade, numa democracia quase não valeria a pena destacar o papel determinante da 

imprensa na denúncia de actos e desvios de pessoas e/ou entidades outrora impolutas ne/ou 

merecedoras de respeito. Por isso, parece-me defesa pouco credível a SPP defender-se com o 

facto de ser uma “associação médica de carácter científico sem fins lucrativos” com objectos 

sociais muito nobres. Se bastassem esses requisitos (associação médica, sem fins lucrativos e 

com objectos sociais muito nobres) para evitar que a comunicação social a pudesse investigar e 

escalpelizar as suas actividades e a dos seus associados, não estaríamos numa democracia com 

a Constituição a defender a liberdade de imprensa. 

 

VIII 

Pode ter a SPP, ao optar, não pelos tribunais, mas sim por uma entidade reguladora, e num 

processo conduzido em gabinete, ter a esperança em conseguir “lavar” a sua imagem 

denunciada pelos artigos do PÁGINA UM. E conseguir assim uma “condenação pública” do 

PÁGINA UM para melhor ainda “lavar a sua imagem”, sujando a do PÁGINA UM. Não o 

permitirei. 

 

IX 

Até porque, para que tal pudesse suceder, ter-se-ia que, salvo melhor opinião, observar a SPP a 

apresentar prova evidentes, documentais, de ter o PÁGINA UM, e particularmente eu, como 

jornalista e seu director, cometido falta ou faltas de rigor informativo, o que está muito afastado 

da verdade. 

 

X 

Analisemos, assim, portanto, primeiro, e com detalhe, rigoroso, embora nãos em enfado, os 

argumentos da SPP. 



XI 

Ao longo das quatro páginas da sua queixa, a SPP não aponta qualquer erro ou sequer uma 

inexactidão factual, pelo menos para amostra, em qualquer um dos três artigos do PÁGINA UM. 

Algo extraordinário, mas exemplificativo da vacuidade da acusação sobre a alegada falta de rigor 

informativo. 

 

XII 

Com efeito, excluindo anos, idades e números ordinais (e alguma falha de contagem por ser 

processo exaustivo), o artigo “Sociedade Portuguesa de Pneumologia teve ano de ouro em 

receitas de farmacêuticas com 370 mil euros da Pfizer” apresenta 26 números (incluindo cálculos 

e dados financeiros) no corpo do texto, a que acrescem 180 números (com dados financeiros) 

numa tabela respeitante às farmacêuticas com relações comerciais (porque através de 

contratos) com a SPP, obtidos através da Plataforma da Transparência e Publicidade do 

Infarmed. 

 

XIII 

Destaque-se que, de acordo com o artigo 159º do Decreto-Lei nº 176/2006, de 30 de Agosto, 

“quaisquer entidades que exerçam atividade no âmbito do circuito e política do medicamento 

devem, em observância de regras de transparência, [devem] declarar qualquer tipo de 

vantagem económica concedida ou recebida.” Ou seja, a informação usada pelo PÁGINA UM 

resulta das vantagens económicas concedidas pelas farmacêuticas à SPP, e dessa forma 

recebidas pela SPP a partir das farmacêuticas descrita. E constam do site do Infarmed. 

 

XIV 

Nas mesmas condições, o artigo intitulado “Farmacêuticas da covid-19 e gripe enchem cofres 

da Sociedade Portuguesa de Pneumologia” apresenta 23 números (incluindo cálculos e dados 

financeiros), a que acresce uma tabela com 222 números (com dados financeiros) numa tabela 

respeitante às farmacêuticas com relações comerciais (porque através de contratos) com a SPP, 

obtidos através da Plataforma da Transparência e Publicidade do Infarmed. 

 



XV 

Nas mesmas condições, o artigo intitulado “Um congresso à pala: saiba quais os pneumologistas 

que receberam das farmacêuticas, e quanto receberam” apresenta 27 números (incluindo 

cálculos e dados financeiros), a que acresce uma lista de 421 nomes de médicos que receberam 

montantes diversos (sendo indicados os respectivos valores) de farmacêuticas para ou pela 

participação no 37º Congresso de Pneumologia, obtidos através da Plataforma da Transparência 

e Publicidade do Infarmed.  

 

XVI 

Conclui-se assim, por somatório, que o PÁGINA UM utilizou 899 números em três artigos (tendo 

como fonte, perfeitamente identificada, o Infarmed) que a SPP acusa de falta de rigor 

informativo, mas não indicando qualquer erro e/ou inexactidão. É extraordinário. 

 

XVII 

Questiono-me, pessoalmente, se a ERC poderá cair na situação ridícula de acusar de falta de 

rigor um jornal e um jornalista que, recorrendo a dados públicos, os trata, os analisa e os expõe 

como informação, e divulga essa informação com 899 números, para exactamente pode ser 

confrontado. 

 

XVIII 

Poderia, pelo menos, o senhor António Morais, digníssimo presidente da SPP, ter tentado 

esforçar-se um pouco mais e encontrado, vá lá, um ou dois erros em 899 números para, pelo 

menos, não parecer a sua acusação tão estapafúrdia. 

 

XIX 

E utilizo o termo “estapafúrdia”, para caracterizar a acusação da SPP, como poderia usar 

sinónimos mais suaves, eufemísticos mesmo – como “ilógica”, “singular” ou “atípica” –, ou, ao 

invés, outros afinal agressivos – como “desatinada”, “tresloucada” ou “estrambólica” –, 

porquanto a língua portuguesa, sendo tão viva e plástica, o permite, e mais ainda a liberdade de 



estilos o autoriza, sobretudo se um jornalista pode, aqui e ali, demonstrar aos seus leitores saber 

um pouco mais do que ajuntar as letras do abecedário, desafiando, talvez imprudentemente, os 

padrões da literacia do vulgo. 

 

XX 

Com efeito, excluída que está qualquer inexactidão nos artigos do PÁGINA UM, e atendíveis as 

citações destacadas na sua queixa pelo senhor António Morais, presidente da SPP, aquilo que 

se afigura são sobretudo discordâncias sobre estilo de escrita, esquecendo, ou querendo 

esquecer, que os artigos constituem uma interpretação e análise claramente jornalística 

consubstanciada com dados oficiais, e exposta a informação aos leitores de forma que tudo 

possa ser confrontado e comprovado. Os artigos que estão aqui em análise do PÁGINA UM são 

“peças” de inquestionável jornalismo de rigor e deontologia a toda a prova, excepto se os 

padrões forem deturpados com objectivos perniciosos. 

 

XXI 

Sendo enfadonho escalpelizar todas as citações destacadas, e em muitos casos, 

descontextualizadas pelo senhor António Morais, peguemos em algumas. 

 

XXII 

Por exemplo, parece evidente qual o significado de “não teve mãos a medir para receber 

dinheiro das farmacêuticas” quando se indica que a SPP recebeu, em apenas um ano, 1.301.972 

euros. São questões de estilo para figurar montantes extremamente elevados. 

 

XXIII 

Quando se refere, mais adiante, que a “Sanofi viu subir o seu negócio de venda das vacinas anti-

gripais em Portugal”, afirmando-se que beneficiou de recomendações dos senhores António 

Morais e Filipe Froes, convém relembrar que o artigo destaca o seguinte: “António Morais 

chegou mesmo a dizer ao Observador que a vacina da gripe ‘estimulava a resposta imunitária 

geral’, sugerindo que até poderia trazer benefícios em caso de infecção pelo SARS-CoV-2. Froes 

ainda foi mais taxativo: por exemplo, em Junho do ano passado, este conhecido pneumologista 



com ligações fortes às farmacêuticas, defendia que ‘a reserva das vacinas da gripe tem que ser 

feita [em Portugal] com a máxima antecedência de maneira a garantir um número de vacinas 

que, cada vez mais, é escasso perante as solicitações dos outros países’: Resultado: a DGS 

comprou mais vacinas contra a gripe.” Note-se que o PÁGINA UM citou os dois senhores e 

colocou as respectivas ligações para as notícias originais (Observador e Público, 

respectivamente). 

 

XXIV 

Note-se, além disto, que os senhores António Morais e Filipe Froes são consultores da DGS. 

 

XXV 

Além disto, parece relevante, do ponto de vista noticioso – e pelo menos o PÁGINA UM, 

seguindo a sua linha editorial considera fundamental –, destacar que a Sanofi reforçou em 2021 

o seu apoio à SPP, tal como se destacou o reforço do apoio de outras farmacêuticas que 

comercializam vacinas contra a covid-19, em particular a Pfizer.  

 

XXVI 

Aliás, como se evidencia, com informação detalhada, no artigo intitulado “Sociedade Portuguesa 

de Pneumologia teve ano de ouro em receitas de farmacêuticas com 370 mil euros da Pfizer”. 

 

XXVII 

Por outro lado, não se compreende como se possa contestar a evidência de serem os congressos 

da SPP “sobretudo encontros de médicos onde se confirma a influência das farmacêuticas”. Com 

efeito, os congressos são efectivamente encontros de médicos (se não são, o que serão?), tanto 

assim que 421 receberam dinheiro das farmacêuticas para as suas inscrições e participações. E 

são também encontros onde a influência das farmacêuticas é (e foi) por demais evidente, não 

apenas porque pagaram 421 inscrições e participações de médicos no mais recente congresso 

como por terem patrocinado (e o PÁGINA UM apresenta no corpo do artigo um link para o 

programa do congresso em análise) 24 das suas sessões. 



XXVIII 

Note-se, aliás, que no 37º Congresso de Pneumologia houve 25 sessões patrocinadas, sendo que 

apenas uma não foi por uma empresa do sector farmacêutico. Tratou-se, neste caso, de uma 

sessão “patrocinada” por um órgão de comunicação social, o Expresso. 

 

XXIX 

Note-se também que o senhor António Morais, presidente da SPP, parece ter-se sentido 

melindrado por se utilizarem nos artigos do PÁGINA UM expressões e estilos coloquiais, mas 

estas nunca se encontram fora de um certo contexto nem são inverídicas. Por exemplo, é uma 

evidência que nenhuma das principais farmacêuticas com fármacos contra a covid-19 tiveram o 

nome associado às sessões que trataram da pandemia (e foram muitas). Foi um acaso? A 

interpretação do jornalista (que não é uma opinião) tinha e deveria ser exposta, e foi. Com 

liberdade de expressão e rigor informativo, mesmo se, aqui e ali, com alguma ironia (como se 

fez ao caracterizar os “três dias de festa”), mas enquadrado num estilo jornalístico próprio, 

justificável e perfeitamente dentro da linha editorial do PÁGINA UM e do seu Estatuto Editorial. 

 

XXX 

Aliás, nem se pode dizer ser este um estilo experimental, tanto mais que, há mais de 20 anos, já 

eu o praticava – e nem julgo ser o único – em publicações conceituadas como a Grande 

Reportagem. 

 

XXXI 

Quanto à “publicação de uma lista nominativa de cerca de 400 profissionais de saúde” ser 

considerada pelo senhor António Morais, presidente da SPP, como “completamente 

desnecessária”, permita-me V. Exa. dizer o seguinte: Era o que faltava ser um médico a decretar 

se uma lista pública de médicos, ainda mais obtida por mor de uma lei da transparência, pudesse 

ou não ser divulgada por um órgão de comunicação social de um país democrático”.  

 

 



XXXII 

Tem o senhor António Morais o direito de não gostar de a ver publicada, pode até considerar 

que a sua divulgação levanta suspeitas sobre a independência de cada um dos médicos, mas 

deveria era ter vergonha de se queixar a uma entidade reguladora de um país democrático 

porque um jornal divulgou essa lista. Na verdade, deveria o senhor António Morais convencer-

se de que não é a divulgação da lista que levanta qualquer suspeita; é sim a decisão de cada 

médico em aceitar receber dinheiro de uma farmacêutica que a pode levantar junto da opinião 

pública. Não se confunda a mensagem com o mensageiro. 

 

XXXIII 

Acresce a tudo isto que, pessoalmente, enderecei dois e-mails colocando questões ao senhor 

António Morais, como presidente da SPP, no âmbito de uma investigação mais alargada às 

sociedades médicas, conforme cópias em anexo. E o senhor António Morais nunca respondeu. 

 

XXXIV 

Por fim, permita-me V. Exa. considerar profundamente repugnante que o senhor António 

Morais tenha escrito que “a publicação destes artigos [no PÁGINA UM] acarretou consequências 

para a saúde pública”, chegando mesmo a fazer referência a “relatos” (sem apresentar provas) 

e que “este tipo de jornalismo põe em causa a credibilidade científica de uma sociedade”, 

fazendo alusão a uma “era em que proliferam a desinformação e as fake news”. 

 

XXXV 

Acusar o PÁGINA UM, e particularmente acusar-me, de ter publicado artigos que acarretam 

consequências negativas para a saúde pública é de extrema gravidade, ademais tendo em 

consideração o âmbito específico dos artigos. Acrescentando a alusão às fake news, estas 

acusação constituem uma atitude ultrajante, injuriosa e difamatória que visa somente 

pressionar um órgão de comunicação social independente. 

 

 



XXXVI 

Aliás, tem sido o PÁGINA UM, desde a sua fundação formal em Dezembro do ano passado, um 

órgão de comunicação social que prima por ser um paladino da busca da verdade e do rigor no 

que concerne à pandemia, independentemente da sua postura crítica mas objectiva e rigorosa. 

Basta, aliás, constatar os pedidos de informação oficial feitos pelo PÁGINA UM junto da DGS, da 

Ordem dos Médicos e da Infarmed, e que, tendo sido lamentavelmente recusados, deram 

origem a queixas formais junto da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA). 

Note-se que a CADA já proferiu oito pareceres favoráveis ao PÁGINA UM, que se anexam: 

6/2022, 10/2022, 24/2022, 36/2022, 71/2022, 72/2022, 79/2022, 81/2022. Não parece sensato 

que estes pedidos visassem fazer fake news; pelo contrário, pretendem combater a 

desinformação e a falta de informação. 

 

XXXVII 

Aliás, no caso em concreto de um dos processos – relativo aos pareceres da Comissão Técnica 

de Vacinação contra a Covid-19 –, a pressão do PÁGINA UM permitiu já que a DGS lhe facultasse 

o acesso a esses documentos administrativos. E quando a DGS finalmente concedeu acesso ao 

PÁGINA UM, o que sucedeu no dia 14 de Março último, disponibilizei-os no site do jornal, 

mesmo antes de os analisar do ponto de vista noticioso, por os considerar de interesse público. 

O PÁGINA UM tem contribuído para a transparência da informação, para o combate às fake 

news e agora para o combate contra as injúrias do quilate das feitas pelo senhor António Morais, 

e todas as suas torpes tentativas de denegrir um jornalismo independente, isento e rigoroso. 

 

XXXVIII 

Não pode assim o PÁGINA UM aceitar, de ânimo leve, o comportamento do senhor António 

Morais, independentemente de ser o circunstancial presidente de uma sociedade de médicos, 

que pode ter um histórico nobre, mas que não basta isso para que se mantenha nobre, 

sobretudo perante as atitudes reflectidas nesta queixa. 

 

XXXIX 

Posto isto, desde já se requere que, além da audiência de conciliação, me seja concedido o 

direito de audiência prévia antes de ser tomada a decisão final, onde deverei ser informado 



sobre o sentido provável desta, de modo a poder requerer diligências complementar e juntar 

documentos. Excepto, obviamente, se esta queixa for arquivada, sem prejuízo dos transtornos 

já causados. 

 

Com os melhores cumprimentos. 

 

(Pedro Almeida Vieira) 

 


		2022-04-05T10:05:17+0100
	Pedro Alexandre de Almeida Vieira




