
 

Rua do Norte, 115 – 1º 
1200-285 Lisboa 

 

 

 

Lisboa, 6 de Março de 2022 

 

Assunto: Impugnação da Deliberação ERC/2022/52 - Reclamação 

 

 

Exmo. Senhor Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 

Dr. Sebastião Coutinho Póvoas: 

 

Através de comunicação por correio electrónico em 3 de Março p.p., tomei conhecimento da 

Deliberação ERC/2022/52 (adiante, Deliberação), relativa ao recurso por mim apresentado 

contra o jornal Público (edição online) por denegação do direito de resposta, cuja entrada se 

efectuou na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) em 5 de Janeiro p.p. 

Tendo essa Deliberação sido desfavorável às minhas pretensões, venho, invocado o artigo 184º 

e seguintes do Código do Procedimento Administrativo apresentar reclamação sobre a referida 

Deliberação, de modo a ser esta modificada no sentido daquilo que requeri inicialmente, com 

base no seguinte: 

 

I 

O meu pedido de intervenção junto da ERC deveu-se à denegação do meu direito de resposta a 

uma notícia do Público intitulada “Dados clínicos de crianças internadas em cuidados intensivos 

com covid expostos nas redes sociais”, no dia 23 de Dezembro de 2021, às 12h10m, tendo eu 

indicado também o endereço online para consulta e análise da ERC, que se considerou ser 

fundamental para uma adequada, correcta e justa decisão, não apenas no que diz respeito à 

notícia propriamente dita mas também à hiperligação a uma notícia da CNN Portugal e aos 

comentários dos leitores da Público. 

 

II 

Infelizmente, a ERC não tomou as diligências necessárias e suficientes, com o zelo devido, o que 

ocasionou uma Deliberação que merece plenamente ser impugnada e que, para se fazer devida 

justiça, deve ser agora modificada. 



 

III 

Aliás, a decisão da ERC muito me surpreende, vista a sua função a regulação da comunicação 

social, e sendo ademais presidida por um douto juiz e integrar ainda antigos jornalistas que, em 

abono da verdade, são reconhecidos e, presume-se, defensores de uma análise cuidada de 

todos os elementos atendíveis para uma justa e ponderada tomada de decisão, 

independentemente a quem desagrada. 

 

IV 

Ademais, surpreendentemente, a ERC até invoca, e bem, no ponto 17 da Deliberação, na sua 

análise e fundamentação, aquilo que o constitucionalista Vital Moreira defende: “[p]ara haver 

direito de resposta não se torna necessário que a pessoa visada seja expressamente nomeada. 

Basta que ela esteja implicitamente ou indirectamente mencionada. É suficientemente que ela 

possa ser reconhecida […] [por um] elemento caracterizador suficientemente preciso […] Em 

boa verdade, é suficiente que o interessado seja identificado pelo círculo de pessoas do seu 

relacionamento profissional ou pessoal. Nem sequer é necessário que o autor da notícia o tenta 

tido em mente. É bastante que o texto a isso conduza”. 

 

V 

Ainda mais surpreendente, a ERC continua, e bem, na análise e fundamentação, no ponto 18, a 

citar Vital Moreira, acrescentando ainda que “nos casos em que o visado não é claramente 

identificado, pode acontecer que outra(s) pessoa(s) possa(m) rever-se neste texto […] e que 

possam ser confundidas com o efectivo visado. Nessas situações, desde que a sua 

suscetibilidade de confusão se apresente de forma provável e evidente, ou seja, se segundo 

padrões de razoabilidade for expectável, […] que terceiros (ainda que na sua esfera provada] 

associem ao escrito [..] um determinado indivíduo que não é o efectivo visado, pode concluir-se 

que esse indivíduo também tem legitimidade para requerer a publicação de direito de resposta 

ou de retificação”. 

 

VI 

Ora, atendível o que a ERC até cita, na verdade, bastaria que tivesse sido analisado o endereço 

da notícia do Público para observar de forma inequívoca a existência de comentários de leitores 

que me identificavam, de forma explícita, como o visado pela referida notícia, bem como ao 

PÁGINA UM, órgão de comunicação registado na ERC, e que, salvo melhor opinião, tem o 

mesmíssimo direito ao bom nome do que o Público, e de merecer respeito. 

 

VII 

Ora, nota-se que a ERC nem sequer analisou os comentários da notícia do Público, porque se 

assim não fosse teria que reconhecer, e referir na sua Deliberação, que pelas 17h33m de 23 de 

Dezembro p.p. um leitor do Público identificado por “pedro g”, com a categoria de Experiente, 



escreveu o seguinte: “Pelos vistos a ‘página de negacionistas anti-vacinas no Facebook’ é a 

página do nóvel jornal digital Página Um. O jornalista que comanda o jornal já se referiu a esta 

notícia do Público, e da CNN, que classifica de difamatórios. Parece interessante, o Página Um!” 

 

VIII 

Em resposta a esse comentário, surge outro, datado de 24 de Dezembro, pelas 14h05m, de um 

leitor identificado como “ipsolorem”, com a categoria de Influente, com refere o seguinte: “Não 

sei se o Página Um é bom ou não, mas confesso que esta notícia, tal como foi publicada, ficou 

afectada na sua credibilidade quando se lhe referiu como "página de Facebook negacionista". A 

única coisa que li do site foi o artigo em causa e não me pronunciando sobre se os dados podem 

ou não identificar indivíduos não me pareceu negacionista. Tem um ponto de vista diferente da 

corrente, mas não nega a existência da pandemia.” 

 

IX 

Acresce ainda outro comentário, profundamente difamatório a todos os títulos, de um leitor 

identificado como “Angela Relva”, que em 23 de Dezembro, pelas 23h51m, refere o seguinte: 

“Essa página negacionista é da autoria de um dos inúmeros impostores das redes sociais ligados 

à extrema-direita, sem um pingo de ética nem credibilidade. É premente encontrar mecanismos 

do Estado de Direito que acabe com esta impunidade.”, acrescentando ainda, um pouco mais 

tarde, pelas 00h01m de 24 de Dezembro, o seguinte: “O energúmeno que divulgou esses dados 

das crianças chama-se Pedro Almeida Vieira e tem carteira de jornalista. A entidade competente 

tem de lhe caçar a carteira.” (sic) 

 

X 

Note-se que o Público, tantos meses depois, mantém o comentário de alguém que, além de me 

chamar “energúmeno”, “um dos inúmeros impostores das redes sociais”, diz estar eu ligado às 

“extrema-direita”. Sinto-me violentado nos meus princípios, e é lamentável que o Público 

mantenha esse comentário completamente difamatório. 

 

XI 

Não tenho nem nunca tive qualquer filiação partidária, muito menos teria de um partido de 

extrema-direita, por ser contra todos os meus princípios. Na verdade, do ponto de vista 

ideológico assumo-me até como de esquerda, mesmo se jamais tive qualquer associação 

político-partidária, e muito menos ainda em momentos em que exerci a profissão de jornalista, 

porquanto considero incompatível com a independência devida à profissão. 

 

XII 

Aliás, a este respeito, solicito também que, à luz das competências da ERC, seja a atitude do 

Público analisada, mesmo se por omissão ou negligência. 



 

XIII 

Não se consegue, assim, entender nem compreender como pode a ERC, depois de longamente 

invocar Vital Moreira, concluir no ponto 19 da Deliberação que “da leitura da notícia publicada 

pelo jornal Público, resulta que nem o Recorrente, nem a publicação que dirige são directa ou 

indirectamente visados quando o texto da notícia se refere a ‘página de negacionistas anti-

vacinas no Facebook’”. 

 

XIV 

Com efeito, na verdade, fica sim desde logo evidente nos comentários da notícia do Público, e 

jamais a ERC poderia tal ignorar (nem o  Público e outros órgãos de comunicação social o 

poderiam), que a informação revelada – e classificada na notícia em causa como originada de 

uma “página de negacionistas anti-vacinas no Facebook” – era, sim, uma “cacha” do PÁGINA 

UM, obtida a partir de dados oficiais, aos quais eu, e apenas eu, e cumprindo todas as regras 

éticas e deontológicas, tinha divulgado sob a forma de notícia num órgão de comunicação social 

registado e reconhecido pela ERC, e sendo eu um jornalista acreditado pela CCPJ e com carteira 

profissional desde 1995. 

 

XV 

Na verdade, se o Público tivesse salvaguardado, como exige a Lei da Imprensa, o rigor e a 

objectividade da informação, sempre teria de confirmar a veracidade da notícia da CNN 

Portugal, que concretamente lhe deu origem. 

 

XVI 

Ora, o Público, ao fazer hiperligação para a notícia da CNN Portugal, acabou por revelar e relevar 

junto dos seus leitores, mesmo se indirectamente, toda a informação que permitia identificar-

me, tanto mais que essa notícia da CNN Portugal – sobre a qual também apresentei queixa à 

ERC –, embora não cite o meu nome e o PÁGINA UM, termina da seguinte forma: “A página onde 

consta a publicação é feita por um jornalista com carteira profissional e pretende tornar-se num 

jornal digital sustentado por ‘crowdfunding’, donativos. Desde o início da pandemia, tem 

lançado críticas a vários investigadores que falam publicamente sobre a covid-19.” 

 

XVII 

Aliás, a própria notícia da CNN não me deixou qualquer dúvida, nem ao meu círculo de 

colaboradores ou de leitores, quem é o “jornalista com carteira profissional e [que] pretende 

tornar-se num jornal digital sustentado por ‘crowdfunding’”, tanto mais que o autor da referida 

notícia, o jornalista-estagiário Henrique Magalhães Claudino, escreveu também o seguinte: 

“Contactado, o administrador da página de Facebook, devidamente identificado, justifica que 

os dados foram anonimizados e as crianças não foram prejudicadas, por não estarem 

identificadas.” 



 

XVIII 

E não existem também quaisquer dúvidas que o tal suposto “administrador da página de 

Facebook, devidamente identificado”, referido na notícia da CNN e associada à notícia do 

Público, sou eu, tanto mais que houve troca de e-mails entre mim e o jornalista-estagiário 

Henrique Magalhães Claudino, sendo que ele utilizou o meu e-mail profissional do PÁGINA UM 

(pavieira@paginaum.pt), que constava do site do jornal digital, onde está também a minha 

notícia sobre o internamento de crianças (https://paginaum.pt/2021/12/10/covid-19-em-

criancas-zero-mortes/). 

 

XIX 

Pela leitura desta troca de e-mails, não se compreende como pode a Deliberação da ERC, no seu 

ponto 21, escrever “que não pode razoavelmente interpretar-se o teor da notícia divulgada pelo 

Público, bem como a hiperligação nela embebida que remeta para a notícia da CNN Portugal, no 

sentido de ser associada inequívoca e patentemente ao Recorrente ou ao jornal que dirige”. 

 

XX 

Torna-se, na  verdade, por demais evidente que Público e CNN Portugal (e os demais órgãos de 

comunicação social que também usaram a notícia da CNN Portugal) não me citaram nem 

identificaram o PÁGINA UM directamente (podendo) apenas numa vã tentativa de se furtarem 

a consequências legais, mas quiserem intencionalmente fornecer elementos que permitissem 

que muitas pessoas me identificassem e ficassem com a ideia (desrespeitosa) de que eu, em vez 

de ser um jornalista respeitável (com vasta experiência jornalística desde 1995, com três 

licenciaturas, um mestrado, e sendo até sócio da Associação Portuguesa de Epidemiologia), 

estava afinal a ser um “administrador da página de Facebook” e ainda por cima “negacionista” 

e “anti-vacinas”.  

 

XXI 

Lamento, aliás, que a ERC não se aperceba de que se esteve perante uma lastimosa tentativa de 

“assassinato” de um órgão de comunicação social (que estava a nascer) e da credibilidade de 

um jornalista independente. E lamenta-se até que, na aparência, a Deliberação da ERC que ora 

se impugna, queira dar-lhe cobertura. 

 

XXII 

E, se assim não for, terá a ERC que aceitar esta impugnação da sua Deliberação e proceder à 

correspondente modificação dessa Deliberação. 

 

 

 

mailto:pavieira@paginaum.pt


XXIII 

Aliás, a Deliberação da ERC, que agora se pretende impugnar, não é sequer aceitável, porquanto 

chega, no seu ponto 21, a roçar o perfeito e lamentável absurdo, porquanto aparentemente 

interpreta que eu tenha, hélas, procurado apontar a expressão “página de negacionistas anti-

vacinas no Facebook” como um elemento distintivo que permitisse identificar-me perante 

terceiros – como se isso fosse coisa que correspondesse à verdade, e que (absurdo absoluto) me 

pudesse honrar. Sou contra qualquer deste tipo de qualificativos, e considero-os sempre 

ofensivos, não apenas pelo cunho histórico que lhes está indelevelmente associado (por mais 

“paninhos quentes” que lhe queiram colocar), mas sobretudo por constituírem, no meu caso 

particular, uma rotunda mentira.  

 

XXIV 

Na verdade, desde 2020, a ERC contribuiu também, pelo menos por omissão, para que certos 

jornalistas e certa comunicação social, sem qualquer rigor nem pudor, tachasse de 

“negacionista” toda e qualquer manifestação crítica à gestão da pandemia ou às políticas pública 

de Saúde, mesmo quando essas manifestações eram assentes nas premissas da Ciência e no 

debate de ideias. E a ERC nunca deveria ter permitido tais comportamentos de determinados 

jornalistas e de determinados órgãos de comunicação social. 

 

XXV 

Pessoalmente, considero abjecto que jornalistas me queiram classificar e rotular de 

“negacionista” ou de “anti-vacinas”, apenas porque questiono as políticas estatais (como deve 

um jornalista fazer), e sabendo-se ainda que comprovada e reconhecidamente já estive com 

covid-19 (e, portanto, não há forma de me acusarem de a negar), sob internamento (e, portanto, 

não há forma de me acusarem de negar a gravidade, em determinadas condições e idades), e 

que possuo agora, por causa disso, imunidade natural a esta doença, comprovada através de 

um teste serológico de anticorpos IgG (e, portanto, não há forma de me acusarem de não 

acreditar na Ciência). 

 

XXVI 

Nessa matéria, e em matéria de ética e deontologia, tem mesmo o PÁGINA UM sido um modelo 

de rigor e de busca de informação a fontes oficiais, de que são exemplo paradigmático as 

solicitações de documentos oficiais junto da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e do Infarmed 

relacionados com a pandemia. A este respeito, o PÁGINA UM foi o único órgão de comunicação 

social que tentou promover o arquivo aberto junto daquelas entidades oficiais, e não tendo 

obtido essa informação, como deveria, apresentou então pedidos de parecer à Comissão de 

Acesso aos Documentos Administrativos (CADA). Até à data, o PÁGINA UM recebeu da CADA 

quatro pareceres favoráveis, e apenas um desfavorável, que está em processo de impugnação. 

Encontram-se em análise mais quatro processos relativos a documentos da DGS e mais dois 

processos relativos a documentos do Infarmed. 

 



 

XXVII 

Posto isto, permita-me V. Exa. vincar o seguinte: aquilo que está em causa, na Deliberação que 

ora se impugna, é uma notícia difamatória que, escondendo elementos identificativos (meu 

nome e título do jornal digital), deu pistas suficientes para muitas pessoas me identificarem 

(referência a ser jornalista, a estar a fazer um crowdfunding, como fiz e resultou com sucesso, e 

elementos da notícia que elaborei e publiquei no Página Um, como “cacha”). 

 

XXVIII 

Essas pistas eram tão claras que permitiram a identificação por leitores do próprio Público, que 

escreveram comentários. E foi também claro em outros órgãos de comunicação social – como 

por exemplo se pode verificar na caixa de comentários da notícia do Observador, que também 

foi alvo de queixa na ERC, e cuja decisão ainda não é do meu conhecimento. 

 

E posto tudo isto, peço deferimento à presente impugnação da Deliberação, e que esta seja 

modificada, e que o Público seja intimado a publicar o direito de resposta que negou. 

Solicito também, desde já, a V. Exa. que, de acordo com o artigo 121º do Código de 

Procedimento Administrativo, e quando existir um projecto de resposta a esta reclamação, 

requeiro me seja concedido o direito de audiência prévia, excepto se se configurar o previsto na 

alínea f) do artigo 124º, ou seja, que os elementos constantes do procedimento conduzirem a 

uma decisão inteiramente favorável aos meus interesses. 

E reitero ainda o pedido exposto no ponto XII. 

Com os mais respeitosos cumprimentos. 

 

(Pedro Alexandre de Almeida Vieira) 

 

 

Anexos: 

Printscreen da caixa de comentários da notícia do Público 

Troca de e-mails com o jornalista-estagiário da CNN Portugal 

 

 

 

 


		2022-03-06T04:34:20+0000
	Pedro Alexandre de Almeida Vieira




